“UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E ARTÍSTICA” DE ARLENE SENEGAGLIA

UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E ARTÍSTICA” DE ARLENE SENEGAGLIA
No Museu Atílio Rocco da Prefeitura de São José dos Pinhais
Esta exposição comemora os 36 anos do Museu Atílio Rocco

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura apresenta a exposição “Uma Trajetória Histórica e Artística” da artista plástica Arlene Senegaglia.  A bertura da exposição acontecerá no dia 19 de Setembro, às 18h30, mesmo dia em que o museu municipal comemora 36 anos.  O Museu Atílio Rocco foi idealizado pelo historiador sãojoseense, Ernani Zetola e apoio do Lions Clube Aeroporto e Prefeitura Municipal com o objetivo de resgatar e enfatizar a memória histórica de São José dos Pinhais.
Inserir exposições artísticas no Museu Atílio Rocco é uma ação promovida pelo Chefe de Divisão de Artes Plásticas e Literatura, Roberto Machnievscz, que busca transformar o museu em um espaço cada vez mais vivo e visitado, como destacou “Felizmente, tive a oportunidade de visitar muitos museus, no Brasil e no exterior e, esta vivência, dá-me ânimo, energia e muitas ideias para transformar este museu em um lugar dinâmico e cada vez mais frequentado pelos paranaenses”.  A Diretora do Museu, Elza Maria Moro Zétola Delage, compartilha do mesmo desejo e acrescenta “Receber esta exposição é um grande privilégio e uma emoção, pois conheço a Arlene, suas obras e sua trajetória há muitos anos”.

A artista plástica Arlene Senegaglia carrega um sobrenome que se confunde com a história da cidade. Seu avô, João Senegaglia, foi fundador da Indústria Senegaglia, primeira empresa da cidade e uma das primeiras do Paraná, fundada em 1903. Inicialmente era uma pequena empresa familiar que ficava no fundo da residência (atual Centro de Vivência Cultural João Senegaglia). Aos poucos, a empresa foi crescendo , chegando a ter quase 300 funcionários. A empresa foi um marco para a cidade e funcionou até 1976. 


Arlene Senegaglia vem se dedicando às artes plásticas, sua trajetória já passa de quatro décadas. Atuou na Diretoria da APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná, durante duas gestões. Participa de forma efetiva em várias exposições nacionais e internacionais. Sobre esta exposição, a curadora Katia Velo, ressalta que a artista se destaca dentro do cenário artístico do Paraná por sua forte característica acadêmica com uso muito expressivo de luz e sombra.  Arlene possui uma forma muito pessoal e peculiar de pintar, ela compõe o cenário com peças que são cuidadosamente separadas, peças estas que pertencem a sua família por várias gerações, ou peças adquiridas em viagens, ou antiquários ou ainda presenteadas. Geralmente, o cenário está envolto em uma linda toalha, por vezes rendada, outra marca da artista. Seu apreço pelas toalhas é tão expressivo que a artista algumas vezes realiza, ela mesma, o próprio bordado. Arlene também possui alguns instrumentos musicais entre eles: violino, sopros, alaúde, etc. Além disto, a trajetória da artista, assim como a história da cidade, forma uma simbiose.

Sobre seu trabalho e trajetória artística, Arlene Senegaglia, descreve: Escolhi a pintura acadêmica e a técnica óleo sobre tela porque me identifico. Natureza morta é o tema que me realiza. Uso uma textura ligeiramente pronunciada e com certa liberdade. As cores escuras e fortes com nuances quentes servem como base para mostrar os valores do claro-escuro que se completam com pontos luminosos e, principalmente, destacando as qualidades dos diversos objetos como: instrumentos musicais, louças, tecidos, cobre, etc. A intenção é passar uma linguagem fácil e agradável, assim como a expressão dos arranjos compositivos.


O Secretário de Cultura, Amarildo Rosa, que visitou pessoalmente o ateliê da artista, declara: “
Venho acompanhando as exposições realizadas pela Secretaria de Cultura e visitando vários ateliês e, de fato, fiquei muito impressionado com as obras da artista plástica Arlene Senegaglia. E ouvir as histórias por trás das obras, agregam um valor indescritível a elas”.


O Museu Atílio Rocco foi escolhido para abrigar a exposição “Uma Trajetória Artística e Histórica” de Arlene Senegalia, pois a trajetória da artista assim como a história da cidade formam uma simbiose.


A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 12 de Dezembro
.

 

Serviço: Exposição: “Uma Trajetória Histórica e Artística”
Abertura: Dia 19 de Setembro de 2013, quinta-feira, das 18h30h às 21h
Período de exposição: De 19 de Setembro a 12 de Dezembro de 2013
Horário visitação: De 2ª. a 6ª. das 9h às 17h
Local: Museu Atílio Rocco
Endereço: Rua XV de Novembro, 1660 – Centro
São José dos Pinhais – PR
Informações: 41 3381-5900
www.sjp.pr.gov.br/museu
ENTRADA FRANCA.